Coceira e danos no couro cabeludo? Saiba como o piolho e tratamentos ineficazes podem prejudicar a saúde do seu filho


Coceira e danos no couro cabeludo podem ser um sinal claro de piolhos.

Se você é mãe com certeza já precisou ou está precisando lidar com esse inseto irritante.

Mas não se desespere, o ideal é buscar informações seguras sobre a doença e tratá-la da melhor forma, priorizando sempre o bem estar da criança, pois tratamentos ineficazes podem colocar em risco a saúde do seu filho!

A pediculose, mais conhecida como infestação por piolhos é uma doença parasitária contagiosa que pode ser diagnosticada pela própria pessoa através dos sintomas mais comuns como: coceira intensa, presença de lêndeas, marcas da picada, ou pequenas lesões no couro cabeludo.

Existem inúmeros métodos utilizados no tratamento da pediculose desde tratamentos convencionais como a administração de medicamentos ou aplicação de fórmulas no local afetado.

Porém, se tratando de crianças e idosos que são os mais afetados pela doença, todo cuidado é pouco com relação a métodos agressivos a base de químicos.

Cientes disso, preparamos esse artigo para que você descubra a forma mais eficaz e segura de livrar o seu filho de vez dos piolhos. Confira!

Conheça os tratamentos que podem prejudicar a saúde do seu filho

Tratamentos caseiros

Os tratamentos caseiros até podem não ser tão perigosos, mas boa parte são ineficazes como método para eliminar piolhos.

Alguns chás possuem efeito calmante aliviando a coceira e ardência causada pela saliva do parasita, porém, os piolhos são extremamente resistentes conseguindo sobreviver até 8 horas sem respirar.

Outro fator a considerar é que os ingredientes usados nos tratamentos caseiros possuem cheiro muito forte como spray de citronela, álcool canforado ou até mesmo os óleos essenciais, e acabam causando desconforto nos pacientes, principalmente aqueles com doenças respiratórias.

Além de tudo, este tipo tratamento requer paciência pois o tempo de recuperação do portador é mais lento, porém os piolhos são insetos de fácil reprodução, onde a fêmea coloca de 6 a 8 ovos por dia.

Tratamentos com inseticidas ou agrotóxicos

O tratamento com pesticidas é extremamente danoso à saúde e em casos mais graves pode levar à morte por alergia ou intoxicação.

O risco de intoxicação pelo uso inadequado de remédios ou até mesmo pesticidas aplicados pelos pais são alarmantes. Considerando apenas os acidentes com produtos químicos, estima-se que em todo mundo, 45.000 crianças morrem anualmente vítimas de envenenamentos. Por isso, esses meios devem ser descartados automaticamente!

Em um caso extremo , uma criança de 3 anos teve morte cerebral e degeneração múltipla do sistema após a mãe aplicar agrotóxico misturado no shampoo para tentar matar os piolhos.

Diante disso é indispensável alertar familiares e amigos que também enfrentam o mesmo problema com os filhos sobre o risco de optar por esses tipos de tratamento.

Tratamentos com medicamentos

Os tratamentos com medicamentos via oral, ou através de shampoos e loções químicas podem sim tratar a infestação por piolhos, mas apenas temporariamente, pois, eles não possuem ação contra as lêndeas (ovo).

Um estudo de 2016 realizado pela dermatologista Ellen Koch, especialista da Universidade de Pittsburgh (EUA) diz que ao longo dos anos surgiu uma resistência dos piolhos aos tratamentos convencionais.

Os agora apelidados de “super piolhos” estão tornando o tratamento da pediculose cada vez mais difícil. O estudo aponta como a causa o uso difuso dos piretróides como a deltametrina, substância presente em shampoos contra piolhos que teria contribuído com a queda da eficácia no tratamento das infestações.

Por isso, será necessário utilizar fórmulas distintas para evitar a mutação genética do parasita onde novas espécies se tornem resistentes a determinados tipos de produtos.

Tratamentos manuais

Existem dois tipos de tratamentos manuais, onde os piolhos e lêndeas podem ser removidos com as mãos ou pente fino. Este tratamento é interessante por não ser agressivo à saúde, porém, existem algumas desvantagens que os tornam ineficazes.

Ao manter um contato direto com os insetos o risco de ser infectado é maior, além de ser mais difícil retirar todas as lêndeas manualmente.

Em contrapartida, usar o pente fino pode eliminar os piolhos, porém, os ovos permanecem fixados nos fios.

Mas o que realmente funciona para erradicar os piolhos?

De fato as crianças são as melhores vítimas para os piolhos, pois, o contato físico frequente em creches ou escolas proporciona uma facilidade maior de propagação do inseto nesta fase da vida, além de ser comum o compartilhamento de bonés, pentes, escovas ou almofadas neste período.

Porém, o verdadeiro vilão são as lêndeas (ovos), e infelizmente o melhor pediculicida (medicamento) não mata mais que 60% das mesmas.

Como já sabemos, o uso de medicamentos, shampoos ou loções no combate aos piolhos tem se tornado cada vez mais agressivo para jovens e crianças que enfrentam o problema.

Diferentemente de tratamentos convencionais, V-Comb não utiliza produtos químicos, portanto é completamente seguro para a saúde.

O V-Comb representa a inovação no tratamento da pediculose e é referência internacional sendo reconhecido como o tratamento mais avançado, seguro e de eficácia comprovada para acabar com piolhos e lêndeas.

O grande diferencial do V-Comb é a praticidade e rapidez na remoção dos parasitas. Algumas vantagens obtidas no tratamento com o produto são:

–    Facilidade na remoção dos piolhos;

–    Preservação da saúde do paciente;

–    Bem estar e conforto da criança durante o tratamento;

–    Diminuição do risco de reinfecção;

–    Prevenção da manifestação da doença em outros indivíduos, como familiares ou parentes próximos;

–    Possibilidade de remoção de 100% dos insetos no primeiro dia de uso.

Simples de usar e reutilizável o V-Comb remove definitivamente os piolhos e lêndeas sem necessitar de shampoos, remédios ou receitas caseiras!

E então, gostou do nosso conteúdo? Deseja conhecer como funciona o tratamento com V-Comb? Acesse a página e saiba de todos os detalhes!

Agora você já sabe, se conhecer alguém que está com piolho na família recomende direto o tratamento certo e 100% seguro para saúde: V-Comb!

Add to cart